12 de março de 2013

Vasinhos, argh!

Dói, incomoda e enfeia. Qual a finalidade dos vasinhos? As pernocas não ficam belas - de forma alguma - com estes "caminhos de rato" mapeando as pernas! É horrível. Fora que arde e dói quando a gente fica muito tempo em uma posição ou caminhando muito. E saibam: isso não é apenas "privilégio" das mulheres. Homens também podem ter vasinhos e varizes.



As principais causas dos vasinhos são o sedentarismo, genética (bendita hereditariedade, hein?), gravidez, problemas circulatórios e uso de hormônios. 

Os tratamentos para vasinhos hoje em dia são diversos. A escleroterapia é a mais comum e trata-se da injeção de uma solução dentro dos vasinhos e causa destruição da sua camada mais interna, fazendo com que o sangue não circule mais por eles. O organismo aos poucos substitui os vasinhos por tecido de cicatrização sem causar problemas para a circulação. Entretanto, são necessárias umas 3 a 4 sessões e nem todos os planos de saúde cobrem. Fora que causam um tantinho de ardência no local.

Outras alternativas são a escleroterapia (procedimento semelhante à escleroterapia convencional, e serve para tratar vasos maiores e mais profundos) e requer alguns cuidados adicionais como enfaixamento; a laser (dependendo do caso, o laser pode causar mais dor e também manchas na pele) e, no caso de vasinhos de calibre maior e de coloração azulada são preferencialmente tratados com cirurgia. O cirurgião vascular saberá dizer se a cirurgia será necessária.

Todos estes procedimentos exigem cuidados após e durante o tratamento. Portanto, consulte seu angiologista e verifique direitinho o que será necessário fazer.

No meu caso (Amarelinha Rô) os vasinhos aumentaram muito após o uso de pílula contraceptiva. Mas, como planejo ter um bebê em breve e, na gravidez surgem mais vasinhos ainda, preferi deixar para fazer o tratamento após o parto, até porque sofreria duas vezes com os tratamentos, né?

Mas, enquanto isso não acontece, vou copiar aqui uma receita que vi na internet, para nos ajudar a enfrentar estes seres chatos chamados vasinhos. Testarei e depois contarei para vocês os resultados. Beijo.


Receitinha: Misture 1 colher (chá) de óleo de semente de pêssego, 1 gota de óleo essencial de rosas e 1 gota de óleo essencial de camomila. Massageie as áreas afetadas com suavidade. Retire o excesso com um lenço de papel.

Produtos para camuflagem dos vasinhos: Meia-Calça Invisível Natusense (Pharmapele), Nylons (Aspa) e Airbrush Legs (Sally Hansen). Resistem à água e disfarçam também manchas e imperfeições.