11 de março de 2013

Lerê lerê - E quem não tem um dia de Isaura?



Sim, sim, todas nós mulheres (e alguns homens também) têm seu dia de lerê, de Isaura. Portanto, para facilitar o seu dia como escrava(o) selecionamos algumas dicas de limpeza, que servem tanto para você naquele dia de faxina quando a diarista falta, bem como para orientá-las a manter a casinha sempre limpinha e cheirosinha. Vamos lá?

Limpando azulejos e rejuntes

Como eliminar a sujeira mais difícil - Para o azulejo em si poderá  diluir um removedor – existem várias opções em lojas especializadas ou supermercados – em água, na proporção de 1 medida de removedor para 3 medidas de água. Passe no azulejo com a ajuda de um pano velho ou estopa.

Caso ainda esteja precisando de um toque final na limpeza, passe um limpador caseiro, a receita é muito simples:
½ xícara de vinagre branco
¼ de xícara de bicarbonato de sódio
½ xícara de amônia
Misture em um borrifador e veja se agora seus azulejos não vão brilhar!

Ao fazer a mistura, utilize luvas de borracha e não respire diretamente sobre o produto. O ideal é usar máscaras protetoras.
A amônia é um produto químico forte, por isso tenha cuidado ao manuseá-lo e ao guardá-lo: deixe-o longe do alcance de crianças e animais domésticos e do calor intenso.
Enxágue bem depois de aplicar qualquer produto de limpeza, senão o produto continua agindo e pode danificar o local.
E lembre-se: para manter seus azulejos limpos, sem precisar de uma nova faxina do tipo “pesada”, é preciso criar o hábito de limpá-los semanalmente, junto com a limpeza geral do banheiro.

Para manter azulejos limpos
Limpar os azulejos, no mínimo, uma vez por semana é o ideal para quem quer mantê-los sempre brilhantes.
A receita caseira é excelente para esse tipo de faxina, além de algumas outras dicas muito simples:
- Detergente clorado: tira a gordura dos azulejos encardidos dando brilho e limpa os rejuntes mofados.
- Limpa-limo: existem várias opções nos supermercados. Escolha a sua marca favorita e aplique nos rejuntes para eliminar o mofo. Deixe agir durante o tempo que consta na embalagem e depois enxágue.
- Vapor: o ideal é aproveitar o vapor do banho quente para limpar os azulejos. O calor deixa a sujeira mais fácil de ser retirada.
- Cloro: ideal para limpar os cantinhos. Utilize um esfregão para áreas grandes e uma velha escova de dentes para os cantinhos.
- Impermeabilizante ou selantes: evita a formação de mofo nos rejuntes. Aplique de acordo com a indicação da embalagem.

Atenção quando for aplicar qualquer produto acima mencionado com esponja: utilize o lado macio e não o áspero para não arranhar o azulejo!
(Dica: FazFácil)

Santo vinagre que tira manchas

O vinagre branco pode substituir o amaciante, pois tem o efeito de amaciar as roupas sem danificar os fios. Além disso, existem diversas vantagens em trocar o amaciante comum pelo vinagre de cozinha.

Confira a seguir dicas para usar o vinagre para melhorar o resultado da lavagem das suas roupas:
Cheiro de mofo - Para que as bactérias e o cheiro desagradável sejam eliminados com a ajuda do vinagre, é necessário misturar em um balde aproximadamente 200 ml de vinagre branco e encher o restante com água.
Coloque as roupas de molho nessa solução por mais ou menos uma hora. Você vai notar, após esse período, que o cheiro de mofo sai das roupas por completo sem deixar vestígios.

Manchas de roupas coloridas - O vinagre é um excelente produto para tirar manchas das roupas coloridas, pois além de eliminar por completo a sujeira ele não mancha. Para realizar esse procedimento com sucesso é necessário que você pegue a roupa manchada, ensaboe com sabão em barra neutro e pingue três gotas de vinagre branco sobre a mancha. Aguarde cerca de uma hora e prossiga com a lavagem como de costume.
E para evitar a descoloração indesejável da peça, acrescente uma colher de chá de vinagre durante o enxágue com água corrente. Com esse procedimento, a mancha sai e a roupa continua com a sua coloração impecável.

Manchas amareladas de peças brancas - As terríveis manchas amareladas nas roupas podem ter diversas causas. O desodorante e as comidas com corantes são as campeãs em manchar peças brancas. A dica é utilizar uma xícara de vinagre branco enquanto as roupas permanecem de molho na água. Deixe o produto agir por mais ou menos uma hora e depois lave normalmente.
A receita é simples, faça uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio. Espalhe essa solução nas áreas manchadas e deixe agir por cerca de vinte minutos. Para terminar, lave as roupas normalmente com sabão neutro e enxágue com água corrente.

Alternativa ecologicamente correta - Além de todos os benefícios para a limpeza das roupas o vinagre é menos prejudicial ao meio ambiente se comparado aos alvejantes e amaciantes. Além disso, seu custo pode ser bem mais baixo comparado à outros produtos. O uso do vinagre na lavagem das roupas também diminui o gasto de água para o enxágue das peças, pois diminui a espuma e assim você enxágua as roupas com mais facilidade e economiza água.
As vantagens de utilizar o vinagre no lugar dos alvejantes e amaciantes, além de inteligente, é benéfica ao nosso meio ambiente.
(Dica: Dicas de Mulher)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas serão bem vindos, desde que feitos com educação. Nos reservamos o direito de apagar quaisquer comentários ofensivos ou de mensagens publicitárias e SPAM.